Borracharia

Cuidados com os pneus do carro

Siga as dicas para cuidar os pneus do carro

Manter os pneus do carro em boas condições é um fator fundamental quando falamos de segurança em ruas e estradas, sobretudo se tivermos em conta que são o único contato do carro com a estrada.

Um pneu com a pressão inadequada, com um diferente nível de desgaste, careca, com bolhas ou que tem à mostra a malha de aço que se encontra em seu interior poderia causar uma tragédia. Neste artigo de TG Centro Automotivo damos-lhe algumas dicas para saber como cuidar dos pneus do carro.

Cuidando do peneu em TG Centro Automotivo

Instruções


  1. Os pneus cumprem mais funções do que imaginamos no mecanismo sincronizado do nosso carro. Quando usamos os freios, os pneus colaboram para parar ou diminuir a velocidade do veículo. Também atuam para virar ou mudar de direção e inclusive suportam o peso do veículo. Além disso, absorvem moderadamente as imperfeições do solo por onde transitam, como buracos, pedras, desníveis, etc.

  2. A vida útil dos pneus depende em parte da forma de dirigir. A primeira forma de cuidar dos nossos pneus é circular na velocidade regulamentar evitando travagens fortes e reduzindo a marcha antes de entrar em curvas.

  3. A pressão dos pneus deverá ser a indicada no manual de manutenção de cada veículo ou a indicada pelos fabricantes do pneu. Tão prejudicial é encher demais os pneus quanto encher de menos. Portanto, deve-se verificar periodicamente a pressão. Certifique-se que verifique a pressão dos pneus, com eles frios.

  4. Também será necessário verificar seu envelhecimento ou deterioração a partir de possíveis rachaduras dos flancos. A borracha endurece com o passar do tempo e suas propriedades originais, como a elasticidade e a aderência, deterioram-se. Sua deterioração pode ser acelerada por produtos químicos como solventes, combustíveis, óleos, etc. e, sobretudo, pelos raios ultravioletas.

  5. Outra recomendação que nos ajudará a conservar nossos pneus é manter o veículo bem alinhado. Um alinhamento ruim diminui o rendimento dos pneus e provoca um desgaste irregular nos mesmos.

  6. Um detalhe que podemos ter em conta é que muitos fabricantes oferecem pneus catalogados de inverno e pneus catalogados de verão ou para toda a temporada. O ideal seria ter um jogo de cada tipo.

  7. Para fazer um desgaste regular dos pneus pode ser feito neles uma rodagem a cada 3-6 meses. Isto significa colocar os traseiros na parte dianteira e os dianteiros na parte traseira, mas sem os trocar de lado. Isto é, os que estavam à esquerda permanecerão à esquerda e os que estavam à direita continuarão aí.

  8. É necessário fazer uma manutenção constante e diária dos nossos pneus, garantindo assim que estejam em perfeito estado e nos deem total segurança.

     

 

Fonte: umcomo

 

Use as setas ← → (arrow) para avançar e ir até a PRÓXIMA página