Como preparar o carro para a inspeção
Levar o carro à inspeção é um procedimento obrigatório que visa a segurança na estrada, prevenindo que circulem veículos com anomalias que podem pôr em risco a vida do condutor ou de terceiros. Por esta razão é muito importante atender à inspeção veicular sempre que se aproximar a data, e esta varia consoante o tipo de veículo que é e sua idade. De forma a evitar reprovações na inspeção, é necessário saber como preparar o carro para a inspeção, e neste artigo damos-lhe todas as instruções.
Se você for entendido em mecânica automóvel, pode optar por fazer uma revisão ao seu carro. Desta forma consegue avaliar detalhadamente o que está funcionando mal e reparar esses aspetos, de forma a passar na inspeção sem problemas.
No entanto, se você não tem prática nesses procedimentos, existem alguns que pode realizar sem dificuldade, como avaliar se o óleo do carro precisa de ser trocado. Para isso, meça o nível do óleo recorrendo à vareta do mesmo. Se o nível estiver baixo, é aconselhado que mude o óleo, de forma a trazer melhores resultados na inspeção veicular.
Teste os freios de forma a verificar se eles travam bem ou se as pastilhas necessitam de ser trocadas. Esse é um detalhe muito importante para a condução segura e caso não se encontrem em bom estado poderão originar uma reprovação.
Também poderá fazer uma análise aos pneus, algo que será simples. Se eles apresentarem pouco relevo, ou seja, se estiverem muito gastos, é preferível que os troque, e verifique também se existe necessidade de os encher de ar.
Dê uma olhada no motor no carro e verifique os cabos de vela. Cabos velhos não são de todo aconselhados pois aumentam a emissão de gazes poluentes, e esse tipo de situação tem pouca change de passar impune na inspeção. Por essa razão, troque-os.
Se tem dirigido o seu carro e notado algum ruído estranho vindo do motor, isso geralmente não é bom sinal. Nesse caso recomendamos que verifique e ajuste o ponto do veículo e também que regule as válvulas.
Queremos que o motor do carro funcione de forma eficaz, certo? Par isso será também necessário verificar se o filtro de óleo, de ar e de combustível necessitam de ser trocados. São esses o elementos que garantem a limpeza, eficácia e fluidez da parte interna e da combustão do motor.
Por último, dê uma olhada nas luzes do carro, espelhos e escovas. Se algum deles apresentar um defeito como, por exemplo, estar quebrado, é aconselhado que troque por um novo ou os mecânicos da inspeção poderão usar isso como razão para reprovarem seu carro.
Duvidas ou sugestões FALE CONOSCO AQUI
Fonte: umcomo