Lavagem

Veja dicas para o ar condicionado não estragar

Já revisou o seu ar condicionado?

Na maior parte dos estados brasileiros o ar condicionado é usado o ano todo, mas às vezes a manutenção não é realizada corretamente. Juntando esses dois fatores, as chances de quebra e de passar calor são grandes justamente no verão, quando os motoristas mais precisam.

Veja cinco dicas de como utilizar e fazer a manutenção corretamente.

1 – O gás do ar não vicia nem fica velho, como você deve ter escutado por aí. Se tudo estiver correto, pode durar toda a vida útil do carro. Ele só precisará ser completado em caso de vazamento no sistema.

2- Mesmo em épocas mais frias, é recomendado ligar o ar condicionado do carro pelo menos uma vez por semana para circular o gás e o óleo. Faça isso por 10 minutos para garantir a lubrificação do sistema e evitar ressecamento das peças.

3 – Em caso de vazamento de óleo ou gás, você notará perda de eficiência do ar. Se você teve algum imprevisto recentemente como alguma batida de leve, encaminhe o carro a uma loja especializada para apurar o problema.

4 – Com função de filtrar o ar que vem da rua para dentro dos carros e retirar odores, o filtro de cabine não tem prazo de troca por quilometragem. Vai depender de como o motorista usa o carro. Se anda mais em engarrafamentos, por exemplo, o filtro terá duração menor. Por isso, é fundamental a checagem periódica, pelo menos a cada 20 mil quilômetros.

5 – Não se preocupe com o pinga-pinga embaixo dos carros com ar condicionado. Isso deve-se ao fato do sistema ter um respiro que expulsa para fora do veículo a umidade da troca térmica interna e tem a mesma função daquela mangueira do ar da sua casa. Isso só passa a ser preocupação se pingar no tapete do carro.

Use as setas ← → (arrow) para avançar e ir até a PRÓXIMA página