Saber o momento certo para trocar os amortecedores do carro é algo crucial
O amortecedor não serve só para oferecer mais conforto enquanto dirige, mas representa também uma garantia na segurança, pois ajuda a controlar o veículo, principalmente em velocidades mais altas e em situações de risco. Na realidade, é considerado um dos três elementos essenciais do “Triângulo da segurança”, junto com os pneus e os freios. Neste artigo explicamos quais são os sintomas que indicam que você deve revisar ou trocar os amortecedores.
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Aquaplanagem
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Balanço e deslocamento lateral
As curvas e as viragens bruscas também são situações onde deve contar com amortecedores em perfeito estado de manutenção, pois contribuem com maior segurança. Em situações críticas é fundamental manter o controle do veículo e assegurar a aderência ao asfalto. O balanço, o deslocamento lateral e a perda de controle do veículo são efeitos que podem ser corrigidos facilmente se os amortecedores estiverem em perfeitas condições.
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Vibração do volante
Como os amortecedores são responsáveis por uma boa fixação na estrada, se eles estão defeituosos produzem um vaivém constante do volante, pois as rodas ricocheteiam o tempo todo podendo inclusive “descolar” da estrada. Nesses casos, o veículo comporta-se de maneira imprecisa e instável. Igualmente, amortecedores desgastados produzem deterioração dos outros elementos da suspensão (mola e barra estabilizadora) e rótulas.
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Erros nos Sistemas de Segurança
Atualmente, o uso de sistemas de segurança como TSC e ESP já é muito comum. A função deles é atuar de maneira automática em casos de instabilidade, descontrole do veículo, etc. Se os amortecedores não estiverem em ótimas condições, o veículo não atua corretamente, e os sistemas interpretam de forma errada os sinais que o carro emite.
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Desgaste dos pneus e aumento da distância de frenagem
Os pneus também são elementos prejudicados no caso de mau funcionamento, chegando a um desgaste que reduz sua vida útil em um 20{5ea835191f5804b5ca4ba9afaf0755a269896c71f6852631a2b74975a5383a03}. Se você juntar pneus desgastados com amortecedores em mau estado, no momento de frear um veículo que circula a 100 Km/h, a distância de frenagem pode aumentar em até 3 metros. É ainda mais perigoso se o veículo tiver um sistema de freio ABS, aumentando em até 5 metros o percurso durante a freada. Isso acontece porque nesses casos, o pneu ricocheteia e pula, perdendo o contato com o asfalto.
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Trocar os amortecedores a cada 60.000 quilômetros
Os especialistas aconselham substituir os amortecedores e as molas de um automóvel a cada 60.000 quilômetros rodados. Os testes demonstraram que os amortecedores e as molas do equipamento original deterioram-se de maneira notável aos 60.000 quilômetros. Em muitos veículos normais a substituição das peças desgastadas pode melhorar as características da direção e do conforto.
Conselhos
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Se você perceber algum dos sintomas citados recomendamos falar com um mecânico de confiança, ele pode lhe ajudar melhor.
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Fonte: umcomo