Três motivos para não lavar o motor do carro !
Anteriormente uma das distrações favoritas dos donos de automóvel era lavar o motor do carro, usado para esse trabalho pincel, óleo diesel, água e compressor.
Assim quando ocasionava a falha do motor, era só secar o distribuidor e tudo se normalizava.O automóvel estava bonito por completo e o dono admirado não perde a oportunidade de abrir o capô e mostrar sua “obra de arte” aos colegas.
Mas quando for lavar o carro, tenha cautela com o painel frontal, parte interior do capô, os para-lamas e as laterais internas. Pois os veículos ficaram mais aprimorados e passaram a conter diversos dispositivos eletroeletrônicos.
Confira nesse artigo alguns problemas que geralmente ocorrem quando se lava o motor do seu carro.
Consequências de lavar o motor do carro
A gente entende que, para o automóvel ficar bonito e limpo não sendo necessário você sujar as mãos quando precisar checar a água ou o óleo, é crucial manter essas regiões limpas. No entanto a água pode afetar o lugar que não deve, quais são eles?
Causar fuga de corrente
Se você ao limpar por exemplo somente com água e detergente automotivo não é orientada, imagina usar uma lavadora de alta pressão. Muitos fazem isso, como resultado levanto em conta a força que sai a água pode danificar as peças e dobrar as aletas do radiador.
Enferrujamento e ataque químico
Inclusive quando nada dá errado e o veículo liga depois de lavado, algumas complicações podem não ser vistos e gerar danos ao longo do tempo, como o enferrujamento e o ataque químico. A água e os produtos de limpeza afetam especialmente os conectores, gerando mau contato.
Outro ato comum por exemplo é usar derivado de petróleo na limpeza ou utilizar desengraxantes fortes. Eles corroem todos os elementos de borracha, como correias, mangueiras, coxins, revestimento externo dos cabos de velas e coifas.
Defeitos eletroeletrônicos
Diferentemente do que ocorria nos veículos antigos, o ato de lavar o motor deve ser evitada.
Nos carros atuais há um monte de sensores, módulos, atuadores, fusíveis e relês situados na região do motor.
Todavia, limpar com jatos de água sobre essas componentes é um ato absolutamente imperdoável.
Dentre o que pode ser afetado, pode-se destacar:
° Chicote e seus conectores;
° Injeção eletrônica;
° Freios ABS;
° Bobinas e cabos de velas;
Mesmo improvisando cobrindo o motor com sacos plásticos da água e dos produtos químicos usados na hora da limpeza. Tendo qualquer descuido pode danificar seriamente seu motor causando sua falha ou perda.
Conclusão
Portanto vimos desvantagens em lavar motor do seu carro, ou seja podendo causar defeitos eletrônicos nas bobinas e cabos de velas, nos sensores e atuadores, oxidação entre outros.
Estando ciente das consequências que podem ocorrer é natural querer limpar de uma forma segura e que não afete o desempenho do seu veículo.
E ai, gostou desse artigo?!Então compartilhe essa informação com seus amigos e colegas, Dessa forma ajudará eles entender porque não lavar o motor do carro.