Todo proprietário de carro deve estar ciente do simples fato de que, se você desenvolver um problema com sua suspensão custará muito dinheiro para consertá-la.
De fato, dependendo do problema da sua suspensão, pode até chegar um momento em que não é econômico repará-la.
No entanto, existem várias coisas que você pode fazer para economizar sua suspensão e, no processo, prolongar sua vida útil.
Esteja ciente das estradas
É importante estar ciente das condições das estradas, pois dirigir em estradas irregulares terá um impacto direto em sua suspensão, pois é isso que desgasta os amortecedores e, quando isso acontece, exerce uma pressão excessiva em todo o sistema.
O objetivo dos amortecedores é dispersar a energia criada por esses buracos e solavancos na estrada, mas se você os atingir repetidamente ou for incapaz de evitar buracos maiores, a quantidade de energia criada será massiva e poderá causar um problema.
Portanto, estar mais alerta sobre as condições da estrada é certamente uma coisa que você pode fazer para ajudar a prolongar a vida útil da sua suspensão.
Esteja ciente de sua condução
Também é importante notar que o seu estilo de condução real também terá um impacto direto na sua capacidade de prolongar a vida útil da sua suspensão.
As pessoas que dirigem sem problemas, o que significa acelerar e desacelerar gradualmente e dirigir suavemente para dentro e para fora dos cantos, verão que eles têm menos problemas mecânicos do que outros motoristas.
Isso é importante porque sua suspensão trabalha muito, especialmente quando você está em curvas, por isso, se você é um motorista precipitado que empurra o carro até o limite com as curvas, você exerce uma pressão extra sobre a suspensão e isso, por sua vez, leva a o sistema se desgastando mais rápido.
Logo, procure reduzir a pressão em que sua suspensão está sendo submetida repetidamente e você prolongará a vida útil dela consideravelmente.
Verificar os amortecedores
O ponto final que precisamos mencionar aqui é a importância de verificar os amortecedores e o sistema de suspensão ao primeiro sinal potencial de que algo está errado ou simplesmente como parte de um serviço geral.
A ideia por trás disso é que você estará protegendo todo o sistema e impedindo que as coisas piorem do que já são. Veja isso como uma medida preventiva mais do que qualquer outra coisa;
Conclusão
Sua suspensão é algo que precisa ser tratado e você é responsável por isso. Tenha cuidado com as estradas, evite esses buracos e melhore o seu estilo de dirigir e não apenas sua suspensão se sairá melhor, mas você também verá uma redução no número de problemas mecânicos gerais que afetam seu carro.
Fontes: