O seguro de moto é identico ao seguro de veículo. Logo, o seguro para moto nada mais é do que um contrato entre você, que é o dono do carro e uma seguradora.
Você irá pagar uma quantia em dinheiro para a seguradora a fim de que sua moto fique protegida contra possíveis danos causados a você ou a terceiros, incêndio, colisão, furto, roubo e outros danos que previamente foram descritos na apolice.
Mas a regra é clara! Quanto maior o risco mais caro é o seguro.
Ficou interessado? Então, continue lendo este artigo e saiba mais.
Melhores seguradoras
De acordo com ranking de satisfação do site Reclame Aqui, as 9 melhores seguradora em 2019 foram:
- Assurant Seguradora
- Suhai Seguradora
- AIG Seguros Brasil
- Mitsui Sumitomo Seguros
- Prudential do Brasil Seguros de Vida
- Banco Volkswagen
- Pier Digital
- APM Brasil – Associação de Benefícios e Proteção
- Banco Toyota do Brasil S.A
Piores seguradoras
No outro lado da moeda, temos o ranking de satisfação do site Reclame Aqui, com 9 as piores seguradora em 2019, confira:
- Caixa Econômica Federal
- Unik Corretora de Seguros
- Ampla Proteção Automotiva
- Segurity Sistem
- GESSEG
- EPV Brasil
- Banco Safra
- Ituran Serviços
- Lions Protenção Veicular
- Confira o ranking completo
O que o seguro cobre?
Os tipos de coberturas que estão disponíveis são:
Contra incêndio e roubo: Este é o tipo básico de seguro, geralmente mais barato e que não cobre colisões. Apenas em caso de incêndio ou explosão da moto, furto total ou roubo que a seguradora irá cobrir.
Cobertura compreensiva: Este tipo de seguro é o mais comum, pois cobre roubo e incêndio, bem como indeniza o segurado caso aconteça uma colisão. Entretanto, a cobertura é apenas para danos causados a sua moto.
Cobertura de danos a terceiros: Este tipo de seguro conhecido como RCF-V, cobre eventuais danos que foram causados em terceiros. E os danos que estão cobertos, incluem danos materiais, pessoais e até morais.
Cobertura APP – acidentes pessoais de passageiros: Este tipo de seguro tem por objetivo assegurar a vida da pessoa que está sendo transportadas pela moto em questão ou seu beneficiário. E os danos cobertos incluem danos físicos e morte.
Quando você deve acionar o seguro de moto?
É necessário agir com sabedoria, afinal seguro de moto também é um investimento. Logo, evite por qualquer motivo simples acionar a seguradora. Ser prudente pode lhe proporcionar ser bastante econômico por pelo menos 2 motivos, vamos conferir:
- Evitando usar seu seguro desnecessariamente;
- A cada ano que você efetua a renovação do seguro do seu veículo sem sinistro automaticamente você sobe uma categoria e, com isso, você recebe bonificações.
Conclusão
Enfim, neste post explicamos o que é um seguro de moto. Referenciamos os 9 melhores e piores seguradoras de acordo com o índice do Reclame Aqui. Além disso, também falamos sobre os tipos de seguros e as coberturas envolvidas e quando acionar a seguradora.