Renault Logan 1.6 Automático 2020 vs Prisma vs Voyage e HB20S comparativo

O Logan 2020 chega com aperfeiçoamentos e valor de R$ 50.490 reais. A principal novidade é o novo câmbio automático CVT, e recursos adicionais de segurança com os quatro Airbag de série. Nesta postagem daremos nossas impressões sobre este modelo.

Renault Logan Iconic 1.6 16V Automático

Renault Logan Iconic 1.6 16V Automático

O Logan Iconic 1.6 16V Auto é uma versão top de linha 2020, de valor aproximado R$ 71.090 reais. Ele traz de série, direção eletro-hidráulica, ar-condicionado digital automático, vidros elétricos dianteiros e traseiros, chave canivete, sistema Media Evolution, comando satélite no volante,travas elétricas, sensor de estacionamento,rodas de 16 polegadas de alumínio, ajustes de altura do banco e volante, computador de bordo, alarme.

Itens

Renault Logan Iconic 1.6 16V Automático

Ainda há câmbio automático CVT, câmera de ré, controle eletrônico de estabilidade,  rodas 16 Flexwheel e molduras nas caixas de roda, faróis de neblina, piloto automático, assistente de partida em rampas, rodas de liga leve de 16 polegadas diamantadas, bancos de couro, sensor de chuva e sensor de luminosidade.

Motor

Renault Logan Iconic 1.6 16V Automático interior

O funcionamento do conjunto é a maior qualidade deste carro. Além do CVT, há ainda a opção de cambio manual, para isso, desloque a alavanca para a esquerda. De modo geral é melhor deixar a transmissão operar automaticamente, pois em nenhum momento consideramos o cambio manual necessário.

 Conjunto mecânico

Renault Logan Iconic 1.6 16V Automático

Seu conjunto mecânico não é novidade, utilizado no Duster automático, bem como nos Nissan Versa automáticos. É um veículo robusto, e de funcionamento suave. Trancos em trocas de marchas não acontecem pois o carro é totalmente automático.

Conjunto powertrain

Renault Logan Iconic 1.6 16V Automático espaço traseiro

O conjunto powertrain acelera o Logan automático 11,6 s (etanol); 12,4 s (gasolina). O consumo de gasolina fica entre 11 km/l e 13,8 km/l. Quando abastecido com etanol, as médias são de 7,9 km/lm e 10 km/l. Esteticamente, o Logan tem novidades na dianteira, e todas as versões automáticas têm suspensão elevada, 4,5 cm, que lhe dá uma altura do solo de 18,5 cm.

Transmissão automática

Renault Logan Iconic 1.6 16V Automático

A suspensão elevada foi necessária para a alocação do CVT, que é maior. Além disso, o curso longo dos amortecedores e molas deixa a carroceria livre das irregularidades do asfalto. Em contrapartida, possui uma rolagem adicional em curvas, mas nada que ameace a sua segurança.

Para-choques dianteiros

Renault Logan Iconic 1.6 16V Automático

Os novos para-choques dianteiros e a nova assinatura luminosa com luzes diurnas de LED dão um toque de requinte ao Logan. O espaço interno não se alterou e continua a ser destaque do modelo. O Logan é um sedã compacto, com 4,36 metros de comprimento, mas a distância entre-eixos é de sedã médio – 2.635 mm – o que concorre para um bom espaço para os passageiros e um porta-malas com 510 litros.

 Interior

Renault Logan Iconic 1.6 16V Automático espaço interno

O interior do Logan ganhou muitos aperfeiçoamentos para aprimorar seu conforto e sua aparência. Com bancos novos, maiores, com estrutura renovada e mais espuma – o que contribui para melhor o conforto dos passageiros.

 Revestimento em couro

Renault Logan Iconic 1.6 16V Automático painel

Os painéis da porta agora tem um revestimento em couro nos locais em contato com o corpo. Melhoria na ergonomia, também, já que os comandos de todos os vidros elétricos agora estão agrupados à mão do motorista, no painel de porta.

Volante

Renault Logan Iconic 1.6 16V Automático

O volante tem um emblemático logo da Renault ao centro. Possui um revestimento em couro de alta qualidade, empunhadura excelente, e ajuste de inclinação, mas faz falta o de profundidade.

Qualidade superior

Renault Logan Iconic 1.6 16V Automático

O ambiente geral transmite uma impressão de qualidade superior, graças às inserções de black piano, e aos diversos detalhes em aço anodizado decorativos, compondo um ambiente agradável

Central Media Evolution

Renault Logan Iconic 1.6 16V Automático

O que poderia melhorar é a porta USB de conexão do smartphone, que fica na parte superior, o que faz o fio ficar caído em frente ao painel.

Análise de custo x benefício & concorrentes

chevrolet prisma ltz 1.4 auto

Para falar de custo e benefício temos que verificar os concorrentes. O Logan concorre com o Prisma, Voyage, HB20S. Nesta versão top de linha ele sai por 71.090 reais. É um valor alto como o de qualquer outro carro no Brasil.

Prisma LTZ Automático

Prisma LTZ Automático

Entretanto, o Prisma custa R$ 400 reais a mais. E o GM tem motor 1.4 8v, menos potente que o do Logan, e fica devendo Airbag laterais, controle eletrônico de estabilidade e tração, e o auxiliar de partida em rampa. Além disso, o Logan tem sensor de chuva e luminosidade. Dessa forma, em relação ao Prisma, o Logan mostra-se com melhor custo x beneficio.

Voyage 1.6 MSI Automático

VW Voyage 1.6 MSI Automático

Outro concorrente do Logan é o Voyage 1.6 MSI Automático que, completo, custa R$ 68 mil. Tem mecânica equivalente ao Logan (1.6 16V) e um ótimo câmbio automático convencional de 6 marchas AISIN – um conjunto mecânico da mesma categoria do Logan, mas o VW fica devendo também o controle eletrônico de estabilidade e de tração, o auxiliar de partida em rampa, os airbags laterais, o piloto automático e os sensores de chuva e de luminosidade.

Menos espaço interno

VW Voyage 1.6 MSI Automático

Ademais, o Voyage tem menor porta-malas (480L, contra 510L do Logan), e menos espaço interno por contra da distância entre-eixos menor. Ou seja, o Logan Iconic, apesar de R$ 3 mil mais caro, é melhor em custo x benefício também. Na verdade, o concorrente do Voyage seria o Logan Zen 1.6 Automático, de R$ 66.490 reais.

Compatível

Hyundai HB20S Automático

O Hyundai HB20S compatível com esse Logan Iconic seria a versão Premium, com motor 1.6 e transmissão automática, precificada em R$ 73 mil. Mas novamente deve para o Logan ESC/ASR, Hill ASSIT, piloto automático, sensor de chiva e luminosidade. O HB20S tem tem descansa braço central – uma vantagem.

Faixa de preço

fiat cronos 1.8 auto

Nessa faixa de preço, há outros sedãs ainda, como o Cronos Automático, que parte de R$ 75.490 reais na versão Precision. Sem opcionais, o Cronos tem 2 airnags, e tem descansa braço, mas se você quiser os mesmos equipamentos do Logan Iconic e Intense, como ar digital, 4 airbags, câmera de ré, etc, é necessário adicionar pacotes de opcionais que levam o preço além de R$ 85 mil.

Por fim

Renault Logan Iconic Automático

Por fim há o VW Virtus MSI 1.6 Automático, com preço de R$ 70.960 reais. Mas neste preço o VW é bem pelado: rodas com calotas, e não há central multimídia. Para equipá-lo com tais recursos, além do sensor de estacionamento, o preço vai a R$ 74 mil, mas ainda fica devendo bancos em couro, piloto automático, câmera de ré, sensores de chuva e crespuscular. Para concorrer com a lista de itens do Logan, é necessário o Highline com preços começando em R$ 80 mil, mas aí já com o motor 200 TSI (1.0 Turbo), que é superior ao 1.6 ScE do Logan.

Conclusão

O Renault Logan Iconic Automático é uma grata surpresa no segmento de sedãs compactos. É dono de um passeio confortável e silencioso, de um câmbio automático que funciona muito bem, um motor adequado a sua proposta e uma lista de itens de série bastante extensa. Agrada ainda pelo acabamento e espaço interno.

Use as setas <> para continuar navegando