Lavagem

Limpar bancos de couro

Como limpar os bancos de couro do carro?

Hoje em dia, muitas pessoas optam pelos bancos de couro para o interior de seus veículos, já que proporcionam um aspecto mais elegante e sofisticado. Para manter impecável e em bom estado este tipo de banco, é imprescindível tomar alguns cuidados específicos que sirvam para você conseguir um acabamento perfeito.

Acessório que traz requinte e luxo ao veículo e seu proprietário, o banco de couro é um opcional muito desejado pelos motoristas, independente do valor do automóvel. A maioria dos donos, no entanto, não dá atenção à manutenção necessária. Com o tempo, esse falta de cuidado por acarretar em rasgos no couro, e como consequência, a desvalorização do veículo em uma futura venda.


A limpeza dos bancos de couro é mais fácil que a dos assentos em tecido e dura mais tempo. O material favorece a conservação, entretanto, o brilho pode cair com a exposição excessiva ao sol. Em regiões quentes, os assentos e partes internas revestidas em couro, como portas e volante, necessitam de cuidados constantes. O sol queima, resseca e causa rachaduras.

Para tirar a poeira, basta apenas um pano seco e macio, uma vez por semana. Os bancos revestidos com couro claro podem precisar de uma limpeza mais profunda, pois deixam a sujeira à mostra. Uma dica eficiente é passar um pano umedecido com água e sabão líquido neutro nos assentos e partes em couro claro. Depois, é só retirar o excesso com um pano seco.

A hidratação é a melhor forma de cuidar do revestimento. Podendo ser feita em casa ou em oficinas especializadas, a hidratação revitaliza as partes em couro, conservando por mais tempo. Recomenda-se que seja feita uma vez por ano para que o couro fique sempre com um aspecto limpo e bonito.
Jamais devem ser utilizados produtos que contenham álcool, vaselina, silicone, querosene, removedor, gasolina ou qualquer outro derivado de petróleo. Esses produtos aumentam o desgaste do material e podem causar fissuras.

 

Passo a passo detalhado

Itens necessários:

  • Pano de microfibra
  • Água
  • Camurça
  • Escova de cerdas suaves
  • Limpador de couro
  • Condicionador de couro
  1. O primeiro a fazer para limpar os bancos de couro será aspirá-los bem para eliminar a primeira camada de pó e qualquer resto de sujeira que haja na superfície.
  2. A seguir, é conveniente umedecer uma pano de microfibra com água e, simplesmente, passá-lo em cada banco do carro. Desta maneira, as manchas leves serão eliminadas. É importante secar rapidamente os bancos com um pano seco.
  3. Agora precisamos de um limpador de couro que podemos adquirir em uma loja especializada em produtos para veículos. Aplicamos o produto nos bancos com uma camurça, sempre com movimentos suaves e circulares. No caso de manchas incrustadas que não possamos tirar, o melhor é utilizar uma escova de cerdas suaves.
  4. Retiramos o excesso do produto com outro pano de microfibra e depois aplicamos um condicionador de couro. Para isso, podemos utilizar um aplicador ou fazer com a mão de forma suave. Deixamos o condicionador atuar durante uns 10 minutos e, posteriormente, retiramos os excessos.
  5. É importante que antes de aplicar qualquer produto nos bancos do carro, verifiquemos que não seja prejudicial nem modifique a cor do couro. Podemos tirar nossas dúvidas com um especialista, já que os tons claros sempre são mais delicados.
  6. Realizar este tratamento de limpeza a cada seis meses é a melhor maneira de manter os bancos de couro de nosso carro em perfeitas condições.

 

Fonte: Terra, umComo

Use as setas ← → (arrow) para avançar e ir até a PRÓXIMA página