Veja como cuidar dos bancos de couro do carro

Limpar bancos de couro

Como limpar os bancos de couro do carro?

Hoje em dia, muitas pessoas optam pelos bancos de couro para o interior de seus veículos, já que proporcionam um aspecto mais elegante e sofisticado. Para manter impecável e em bom estado este tipo de banco, é imprescindível tomar alguns cuidados específicos que sirvam para você conseguir um acabamento perfeito.

Acessório que traz requinte e luxo ao veículo e seu proprietário, o banco de couro é um opcional muito desejado pelos motoristas, independente do valor do automóvel. A maioria dos donos, no entanto, não dá atenção à manutenção necessária. Com o tempo, esse falta de cuidado por acarretar em rasgos no couro, e como consequência, a desvalorização do veículo em uma futura venda.


A limpeza dos bancos de couro é mais fácil que a dos assentos em tecido e dura mais tempo. O material favorece a conservação, entretanto, o brilho pode cair com a exposição excessiva ao sol. Em regiões quentes, os assentos e partes internas revestidas em couro, como portas e volante, necessitam de cuidados constantes. O sol queima, resseca e causa rachaduras.

Para tirar a poeira, basta apenas um pano seco e macio, uma vez por semana. Os bancos revestidos com couro claro podem precisar de uma limpeza mais profunda, pois deixam a sujeira à mostra. Uma dica eficiente é passar um pano umedecido com água e sabão líquido neutro nos assentos e partes em couro claro. Depois, é só retirar o excesso com um pano seco.

A hidratação é a melhor forma de cuidar do revestimento. Podendo ser feita em casa ou em oficinas especializadas, a hidratação revitaliza as partes em couro, conservando por mais tempo. Recomenda-se que seja feita uma vez por ano para que o couro fique sempre com um aspecto limpo e bonito.
Jamais devem ser utilizados produtos que contenham álcool, vaselina, silicone, querosene, removedor, gasolina ou qualquer outro derivado de petróleo. Esses produtos aumentam o desgaste do material e podem causar fissuras.

 

Passo a passo detalhado

Itens necessários:

  • Pano de microfibra
  • Água
  • Camurça
  • Escova de cerdas suaves
  • Limpador de couro
  • Condicionador de couro
  1. O primeiro a fazer para limpar os bancos de couro será aspirá-los bem para eliminar a primeira camada de pó e qualquer resto de sujeira que haja na superfície.
  2. A seguir, é conveniente umedecer uma pano de microfibra com água e, simplesmente, passá-lo em cada banco do carro. Desta maneira, as manchas leves serão eliminadas. É importante secar rapidamente os bancos com um pano seco.
  3. Agora precisamos de um limpador de couro que podemos adquirir em uma loja especializada em produtos para veículos. Aplicamos o produto nos bancos com uma camurça, sempre com movimentos suaves e circulares. No caso de manchas incrustadas que não possamos tirar, o melhor é utilizar uma escova de cerdas suaves.
  4. Retiramos o excesso do produto com outro pano de microfibra e depois aplicamos um condicionador de couro. Para isso, podemos utilizar um aplicador ou fazer com a mão de forma suave. Deixamos o condicionador atuar durante uns 10 minutos e, posteriormente, retiramos os excessos.
  5. É importante que antes de aplicar qualquer produto nos bancos do carro, verifiquemos que não seja prejudicial nem modifique a cor do couro. Podemos tirar nossas dúvidas com um especialista, já que os tons claros sempre são mais delicados.
  6. Realizar este tratamento de limpeza a cada seis meses é a melhor maneira de manter os bancos de couro de nosso carro em perfeitas condições.

 

Fonte: Terra, umComo

Use as setas ← → (arrow) para avançar e ir até a PRÓXIMA página