Comprar carro

IPVA atrasado, como pagar?

Como pagar o IPVA atrasado

O IPVA é um imposto que deve ser pago pelos proprietários de veículos e tem data de vencimento, todos os anos. Além de ter que desembolsar mais, o motorista que quitar o imposto depois do vencimento está sujeito a multas e juros. Para evitar mais dor de cabeça, vamos explicar como pagar o IPVA atrasado.

IPVA Atrasado, como pagar

Como quitar imposto


O IPVA é o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores, que todos os proprietários de carros, motocicletas, caminhões, ônibus e outros meios de transporte devem pagar todos os anos.

A data de vencimento do IPVA varia em cada estado e de acordo com o final da placa do veículo. Dessa forma, é preciso estar atento às informações do Detran no qual o seu veículo está registrado.

O mais comum é que os motoristas que pagam o imposto nos primeiros meses do ano, em cota única, tenham descontos que podem chegar até 10{5ea835191f5804b5ca4ba9afaf0755a269896c71f6852631a2b74975a5383a03}. Já quem deixa para pagar mais adiante deixa de receber o desconto.

Porém, os juros são cobrados sobre o valor apenas se o imposto for pago após a sua data de vencimento. Em geral, os proprietários de veículos recebem em seu endereço uma correspondência, no início do ano, com o valor do IPVA.

Valor do IPVA atrasado

Como pagar IPVA atrasado


Para pagar o IPVA atrasado, o primeiro passo é acessar o site do Detran ou da Secretaria da Fazenda do seu estado, o que pode variar conforme o local onde você reside. Em geral, é preciso digitar o número do RENAVAM ou a placa do seu veículo.

Com essas informações é possível verificar o valor da sua pendência. Pela internet, você pode solicitar uma guia para quitar o imposto, quando os juros e as correções monetárias serão automaticamente calculados.

Seguindo esses passos, você terá o valor atualizado para pagar e quitar a sua dívida junto ao órgão público. Quem não tem acesso à internet pode se encaminhar até um posto da Secretaria da Fazenda para solicitar a guia com o valor atualizado do IPVA atrasado.

São vários os bancos que aceitam o pagamento do imposto e você pode escolher aquele do qual é cliente ou que fica mais acessível.

Como pagar o IPVA atrasado

Mais informações sobre IPVA


Quando o imposto é pago dentro da data de validade, ele pode ser quitado ainda em casas lotéricas. Junto com o valor do IPVA é cobrado ainda o Dpvat – Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres, o chamado seguro obrigatório.

O problema em estar com o ipva atrasado é que se o condutor for parado em uma blitz, por exemplo, será multado, além de perder sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação. Por isso, é importante o planejamento financeiro para ter o dinheiro e pagar o IPVA em dia.

Por se tratar de um imposto pode trazer outros transtornos quando não é pago, como a impossibilidade de assumir cargos públicos e usar programas de crédito. Se for pessoa física, não poderá participar de licitação.

É possível ainda parcelar o IPVA atrasado, desde que antes do vencimento. Outra vantagem de pagar em dia o imposto é que se o veículo não possui multas no seu registro o proprietário recebe um desconto ainda maior.

 

Duvidas ou sugestões nos contate AQUI.

Fonte: umcomo

Use as setas ← → (arrow) para avançar e ir até a PRÓXIMA página