Quanto maior a largura do pneu, maior estabilidade?

Entenda tudo sobre a estabilidade do pneu

Quanto maior a largura do pneu, maior estabilidade do pneu?

A estabilidade do pneu é um elemento de ligação do carro ao solo e deles depende a segurança do motorista e passageiros, além de auxiliarem na redução do consumo de combustível. Num automóvel em movimento, a aderência dos pneus ao asfalto constitui o fator mais importante na manutenção do controle e estabilidade do pneu, que sofre a influência de diversas forças. Entre elas estão as forças centrífuga, de aceleração e de frenagem, a pressão do vento, o peso da carga e os efeitos da inclinação do piso e da curvatura da estrada. Os pneus devem estar bem calibrados e cuidados essenciais podem evitar acidentes fatais. Não adianta o automóvel possuir sistemas de suspensão e freios funcionando perfeitamente se os pneus estiverem gastos ou com problemas.

Estabilidade do pneu

Medidas exageradas trazem prejuízos ao veículo como um todo

Veja também:

Quais são as melhores marcas de pneu;

Cuidados com os pneus do carro;

Quando devo trocar os amortecedores do carro;

Este slideshow necessita de JavaScript.

Os números 175, 185 e 195 são bem comuns de serem avistados pelas laterais dos pneus. Mas você sabe o que eles significam e quais são suas principais indicações?

Esses números estão relacionados às especificações dos pneus. Dadas em milímetros, são as medidas das larguras. É importante observar que conforme muda a estrutura do pneu, algumas características de dirigibilidade mudam também.

A tendência é de que quanto mais largo o pneu for, mais duro ele será. Quanto maior a largura, maior estabilidade do pneu. A escolha de um pneu pelas montadoras é baseada na relação conforto e estabilidade.

A medida ideal para os pneus tem relação direta com as características técnicas do automóvel. Um carro mais pesado requer pneus mais largos. O aumento de potência e torque também justifica maior largura, para que sejam transmitida a força ao solo sem perda de tração.

Neste aspecto, carros de tração traseira ou integral podem usar medidas mais estreitas do que os de tração dianteira e mesma potência. Lembre-se que um pneu com medidas exageradas traz sempre mais desvantagens ao consumidor do que benefícios. Mesmo que o visual fique bacana.

Troca

Por isso, se você for trocar de pneus, preste bem atenção nessas medidas. Algumas montadoras recomendam mais de uma medida para o mesmo carro, mas isso precisa ser consultado no manual do proprietário ou por um especialista.

Duvidas ou sugestões nos contate AQUI.

Fonte original: Terra

Use as setas ← → (arrow) para avançar e ir até a PRÓXIMA página