Cuidados, Curiosidades

Dicas para dirigir em estrada de terra com seu carro popular

 

 dirigir em estrada de terra
Dirigir em estrada de terra não é uma missão impossível, veja nesse artigo alguns dicas quando for enfrentar a poeira.

Dirigir em estrada de terra, colocar o carro para encarar estradas difíceis, pode acarretar em diversos problemas e causar muita dor de cabeça.

Isso se o motorista não entender que aquele não é um trajeto tranquilo, onde você só precisa se preocupar em direcionar, manobrar e mudar a marcha.

Para quem não está acostumado com as vias íngremes e desuniformes, o risco de que acidentes ocorram se multiplica consideravelmente.

É preciso ter cautela para dirigir um carro na zona urbana e o dobro de cautela antes de encarar uma estrada de terra.

Pensando nisso, trouxemos algumas dicas para te ajudar:

Dicas para dirigir em estrada de terra:

  • Fuja dos buracos:

Isso é praticamente impossível, em alguns trechos mais acidentados, mas, nos mais tranquilos, prefira rodar nas partes mais uniformes da estrada.

Esses buracos podem comprometer a tração e os amortecedores do seu carro, além de acabar provocando danos na parte inferior da lataria.

  • Cuidado com as curvas e morros:

Não abuse na velocidade, ao dirigir em estrada de terra, pois seu carro não está preparado para tantos possíveis imprevistos.

Evite movimentos bruscos ou desvios acentuados demais, tanto nas curvas quanto para descer ladeiras íngremes. Você pode acabar derrapando, ou perdendo o controle dos freios e se envolver em algum acidente sério.

Portanto, sempre diminua o ritmo, antes das curvas, e bastante cuidado com os freios ao descer algum morro.

  • Revise seu veículo, antes de cair na estrada:

Verifique se toda a parte elétrica e mecânica está em dia, para que os trechos complicados de atravessar não piorem danos já existentes no seu carro.

Para encarar a estrada de terra, é importante estar, principalmente, com as suspensões e amortecedores dos veículos em dia.

Uma visita rápida ao mecânico, para checar se está tudo certo, pode te prevenir de diversos outros transtornos.

Conclusão:

Antes de qualquer coisa, é preciso bastante cuidado, para dirigir em estrada de terra. É o tipo de ambiente onde cada fator climático, por exemplo, pode oferecer um risco a mais:

Tanto a chuva e a lama quanto o tempo seco, árido, onde o mínimo atrito das rodas com o chão pode fazer o carro derrapar.

Vale pegar dicas com aquele seu amigo que já enfrentou a mesma situação, ou conferir na internet algumas dicas sobre o trajeto que você fará.

Com o carro nos trinques, essas dicas na cabeça e atenção total na estrada, o trajeto será tranquilo.

Use as setas ← → (arrow) para avançar e ir até a PRÓXIMA página