Trocar os fusíveis do carro é um dos tipos de manutenção que, periodicamente, precisa ser feita no seu possante, para evitar problemas.
O fusível é responsável por proteger todo o circuito elétrico do seu carro, todas as partes que o fazem funcionar corretamente.
Caso ocorra alguma pane no sistema e acabe acarretando em curto-circuito, é o fusível que impede que as outras partes do carro se danifiquem.
Eles não possuem vida-útil pré-determinada e, normalmente, precisam ser substituídos apenas após problemas com o sistema elétrico do carro.
Carro esses problemas ocorram e seja necessário, saiba como trocar corretamente e evitar riscos.
Como trocar os fusíveis do carro?
O fusível é uma peça barata e pode ser facilmente encontrada em qualquer loja de autopeças.
Primeiramente, você precisa encontrar a peça queimada e, para isso, é recomendado que consulte o manual do seu carro.
Lá, há um mapa de todo o motor, inclusive o da caixa de fusíveis, onde deve ser a fonte dos problemas (faróis que não ligam, rádio que não funciona, etc).
Para ter certeza de que o fusível está realmente queimado, você precisa observar atentamente e identificar se a lâmina do interior da peça se rompeu. Caso sim, então é necessário removê-lo.
Para trocar os fusíveis, você sempre tem a opção de levar o carro até uma oficina, para que o serviço seja feito por um profissional.
Ou, caso prefira, você mesmo pode fazê-la.
Primeiro, é preciso escolher o tipo certo para o carro, com amperagem correta, para evitar que acidentes ocorram.
Nunca coloque um com a amperagem maior que a específica do seu carro, pois, entre diversos transtornos, isso pode até acabar em um incêndio.
Com cuidado e com o carro desligado, substituía a peça queimada pela nova e certifique-se de que ela está bem colocada, antes de testar.
Conclusão:
Os fusíveis, por menores e mais discretos que sejam, são uma parte essencial do funcionamento do carro.
É ele que impede que ocorram acidentes mais sérios com a parte elétrica, por exemplo, caso haja superaquecimento do carro.
É recomendado que você sempre tenha uma ou duas dessas peças sempre guardadas no porta-luvas do seu carro, caso haja alguma emergência.
Ninguém quer passar horas esperando um serviço de mecânica vir socorrer seu carro, não é?
Importante: não se esqueça de ter cuidado, na hora de trocar os fusíveis. Tudo o que envolve a parte elétrica do carro, também envolve riscos.