Permissão para ciclomotores

Como tirar ACC

Tirar ACC ou permissão para ciclomotores

A autorização para conduzir ciclomotores é um documento pouco conhecido entre a grande população. A ACC é a carteira que habilita e autoriza o cidadão a conduzir os ciclomotores, também conhecidas popularmente como mobiletes. Antigamente, não existiam limitações para a direção de ciclomotores. Qualquer um que o tivesse poderia dirigi-lo, porém por medidas de segurança, isso mudou. Quem possui uma mobilete deve ter a habilitação para dirigir o veículo e se não a possuir pode até perder o ciclomotor. Que tal aprender como tirar acc com esse artigo? Continue lendo esse artigo e descubra como fazer esse processo de maneira rápida e eficaz.

Como tirar acc

Instruções para tirar ACC

1 – Antes de tudo, é necessário conhecer um pouco da história da ACC. A Autorização para conduzir ciclomotores teve sua obrigatoriedade firmada no ano de 2015 e por isso sua fiscalização é muito branda. Muitos policiais e até alguns agentes de trânsito não sabem o que é a tal de ACC, além de terem o costume de não pararem ciclomotores. Por isso, você não precisa ter pressa para tirar sua ACC, mas com o aumento da fiscalização não ter essa autorização pode ser e será um problema para você que possui um ciclomotor ou que planeja dirigir um.

2 – Para tirar a ACC existem alguns requisitos básicos. Primeiramente, você deve ser maior de 18 anos, possuidor de RG (Registro Geral) e também de CPF (Comprovante de Pessoa Física) no seu próprio nome. Além disso, você também precisará ter uma residência comprovada através de algum comprovante de residência. Fique ciente de que você deverá pagar as mesmas taxas que paga o motorista que busca alcançar a sua Carteira Nacional de Habilitação. Exame teórico, psicotécnico, prático, emissão e tudo isso será pago e no mesmo valor de uma CNH e tudo será também junto ao Departamento de Trânsito (DETRAN) do seu estado.

3 – O primeiro passo é ir ao CFC e dizer que você precisa tirar a sua ACC. Junto ao DETRAN eles vão te dar algumas indicações e oferecer algumas aulas teóricas. Essas aulas são sobre a condução de ciclomotores, segurança no trânsito, ecologia e mecânica básica. Elas te darão a base para a execução da prova, que você fará na autoescola. Além disso, você deverá fazer um exame psicotécnico e a parte mais legal, é claro, fica por último. Você terá algumas horas de aulas práticas, que serão a base para os exercícios que você terá de executar com perfeição na prova prática. Todas essas etapas para conseguir a Autorização de Condução de Ciclomotores serão observadas por profissionais de trânsito e por especialistas em ciclomotores e mobiletes. Depois, você terá de fazer todo o despacho (pagamento de taxas e mais alguns processos burocráticos) junto ao DETRAN e dentro de alguns dias você terá a autorização para conduzir ciclomotores. Lembrando que para ir ao DETRAN é necessário agendar consulta. A confirmação de sua ACC será dada em sua CNH.

carteira para tirar acc

4 – Não se esqueça de que todo o trabalho que você terá de realizar para ter uma Autorização para Conduzir Ciclomotores será totalmente revertido em muita diversão e praticidade com a condução legal e segura dos veículos ciclomotores.

Motocicleta para acc

 

Duvidas ou sugestões nos contate AQUI

Fonte: umcomo

Use as setas ← → (arrow) para avançar e ir até a PRÓXIMA página