Manutenção

Como resfriar um motor superaquecido




Abaixo vamos explicar como resfriar um motor superaquecido

Siga os passos para  resfriar um motor superaquecido. Quando um motor fica superaquecido notaremos como surge um elemento branco pelo capô que muitas vezes confundimos com fumaça e que nos causa grande inquietude, mas que simplesmente é vapor gerado pelos elementos líquidos por causa do calor elevado.

Se depois de passar muito tempo no trânsito ou depois de fazer uma longa viagem acontecer isso com seu carro, em TG Centro Automotivo explicamos-lhe como resfriar um motor.

Como resfriar um motor superaquecido

Instruções para resfriar um motor

  1. A primeira coisa que temos que fazer é dirigir para um lado da estrada, estacionar e parar o motor do carro. Isto é importantíssimo, já que se cometemos o erro de continuar circulando com o motor superaquecido podemos provocar graves danos ao nosso veículo.

  2. O seguinte passo é abrir o capô. No entanto, se o motor estiver muito quente não poderemos fazer isso porque queimaríamos as mãos. Neste caso, devemos esperar o tempo suficiente para abrir o capô sem nos machucarmos. Se tiver luvas, é recomendável usá-las.

  3. Depois que o capô estiver aberto, o processo para resfriar um motor e possa ser manipulado em seu interior será mais rápido, apesar de que, em qualquer caso, é provável que tenhamos que esperar ao redor de uma hora.

  4. Quando possamos, deveremos comprovar o estado dos líquidos do radiador e do líquido de refrigeração do motor, já que o mais provável é que a causa do superaquecimento tenha sido por níveis baixos. Então, devemos encher os devidos depósitos.

  5. Depois disto, já estamos em condições de voltar a ligar o motor de forma mais segura.

     

Dicas

Avisos

  • Abrir a tampa do radiador enquanto ainda estiver quente pode causar queimaduras, pois ela ainda está sob pressão.

 

Dicas Extras

Se notar que o motor do carro superaqueceu, cuide você mesmo dele.

  • Desligue o ar condicionado e abra a janelas do carro.
  • Tente ligar o aquecedor; isso retira o calor do motor.
  • Pare seu veículo no acostamento ou num estacionamento para que não atrapalhe o trânsito.
  • Se o carro não estiver muito quente, desligue-o e abra o capô. Se o capô estiver extremamente quente ou se você ver vapor, então, é recomendado que você espere ele resfriar um pouco antes de abri-lo totalmente.
  • Deixe que o motor esfrie totalmente antes de tocá-lo ou de abrir a tampa do radiador. Este processo de resfriamento pode demorar até uma hora.
  • Veja o reservatório de refrigerador do carro, após a diminuição de temperatura do motor. Abra-o torcendo com cuidado, vendo a quantidade de fluido do radiador e do refrigerador. Coloque mais fluido para refrigerar, água, ou os dois no radiador, à medida que for necessário. A mistura de refrigerador e água deve ser, aproximadamente, de 50{5ea835191f5804b5ca4ba9afaf0755a269896c71f6852631a2b74975a5383a03} cada.
  • Coloque a tampa do radiador de volta e verifique se as mangueiras possuem furos.

 

Duvidas ou sugestões nos contate AQUI.

 

Fonte: umcomo, wikinow

Use as setas ← → (arrow) para avançar e ir até a PRÓXIMA página