Cuidados, Curiosidades

Como manter a documentação do veículo sempre em dia?

documentação do veículo
Entenda dicas de como manter a documentação do veiculo em dia.

A documentação do veículo precisa sempre ser uma das maiores preocupações do motorista.

É essencial sempre tê-los guardados na carteira ou no porta-luvas do carro, para comprovar que você está em dia com seus impostos e a carteira de motorista ainda não venceu.

Mas o problema é que esses documentos são muitos, e o stress do dia-a-dia pode acabar fazendo com que você se esqueça de resolver as pendências de um ou outro.

E pode até não parecer grande coisa, mas, caso você seja abordado em uma blitz ou se envolva algum acidente, uma infinidade de problemas começará a surgir.

Como manter a documentação do veículo sempre em dia?

Esteja sempre atento as datas de vencimento e aos valores que você precisará pagar. O planejamento evitará que os impostos obrigatórios peguem suas finanças de surpresa.

Inclua esses custos na hora de fazer um balanço de gastos futuros e mantenha algum dinheiro reservado apenas para essa finalidade.

Outra coisa importante: não fique sempre empurrando o problema com a barriga. Quanto antes os problemas em relação à documentação do veículo forem resolvidos, menos você precisará se preocupar.

É comum os motoristas adiarem o máximo possível para resolver essa burocracia e, no final, tudo acaba sendo mais complicado:

Sistemas congestionados, postos de atendimento cheios, problemas para emitir a papelada necessária para pagar as taxas obrigatórias.

Deixar tudo para o último minuto será apenas um estresse a mais.

Lembrando: cada tipo veículo possui taxas e impostos específicos. Isso está especificado em portais online ou em qualquer posto de atendimento da receita federal.

Alguns dos impostos obrigatórios, dependendo do tipo e da finalidade do veículo:

  • Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS)
  • Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI)
  • Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS)
  • Programa de Integração Social (PIS)
  • IPVA, DPVAT e licenciamento

Conclusão:

Manter a documentação do veículo sempre em dia, sem pendências, te priva de precisar encarar problemas piores.

Caso você seja abordado em uma blitz policial com impostos vencidos, seu carro pode ser apreendido imediatamente.

Além, claro, da multa astronômica, perda de pontos na carteira e de todo o transtorno, até conseguir recuperar o automóvel.

Por essas e outras, é sempre melhor prevenir do que remediar. Pagar todas as taxas necessárias e se manter bem longe da lista de condutores irresponsáveis é uma escolha inteligente.

Pagar os impostos é uma obrigação ditada por lei, e nenhum motorista está livre disso.