Borracharia

Como limpar o radiador do carro

Vamos limpar o radiador do carro!

Para limpar o radiador do carro é algo que devemos fazer para garantir que, devido ao uso, não se oxide e para libertar o excesso de sedimentação. A sua função no sistema de refrigeração é vital, uma vez que contribui para manter o motor frio. Se não verificarmos problemas, limpá-lo a cada dois anos é o suficiente. Em TG Centro Automotivo explicamos-lhe em detalhe como limpar o radiador do carro.

Como limpar o radiador do carro tgcentroautomotivo

 

Instruções para limpar o radiador do carro

1 – A operação de limpeza do radiador deve-se realizar a frio, uma vez que se o motor estiver quente, de certeza que nos vamos queimar, pela alta temperatura que a água atinge ou pelo próprio vapor.

2 – Quando tivermos a certeza que o motor está frio, abrimos o capô e a tampa do motor e limpamos com uma escova e água com sabão, as barras de metal do radiador. Costumam haver sedimentos que saem com facilidade se escovarmos com a escova.

3 – O seguinte passo consiste na drenagem do radiador. Para isso, coloque umas luvas e situe uma bandeja de drenagem por debaixo da válvula de drenagem do radiador. Depois, puxe a tampa e verá como cairá o líquido de refrigeração, que é tóxico. Ao terminar, coloque a bandeja que contém o líquido num sítio seguro, para que ninguém se intoxique por acidente.

4 – De seguida, temos que verificar se as braçadeiras que mantêm os tubos do radiador não estão oxidados e que os próprias tubos não estão ressequidos ou com gretas. Existem dois, um que tira o refrigerante quente e outro que se encarrega de esvaziar o radiador com refrigerante frio.

5 – Agora tem de enxaguar o radiador antes de colocar o novo líquido refrigerante. Com uma mangueira introduzimos água no radiador até encher, depois voltamos a esvaziá-lo.

6 – Antes de depositar o novo líquido refrigerante, devemos fazer num recipiente a mistura. O ideal é ficar composta por metade de água destilada e a outra metade de anticongelante.

7 – Antes de terminar a limpeza, devemos sangrar o radiador. Para isso, ligue o motor deixando a tampa aberta e deixe-o a funcionar durante cerca de dez minutos. Assim, conseguiremos que o refrigerante aqueça e saia o ar do radiador, existindo assim mais espaço para a refrigeração.

Necessário

  • Água
  • Água destilada
  • Anticongelante
  • Sabão
  • Escova
  • Mangueira
  • Luvas

 

Fonte: umcomo

 

Use as setas ← → (arrow) para avançar e ir até a PRÓXIMA página