Ford Focus Sedan/Fastback
A configuração do sedã Focus sempre foi de boa qualidade como produto, mas nunca vendeu bem.
O modelo já teve três gerações no país: todas são ruins no mercado. As placas vendidas sempre foram uma pequena parte comparada a versão hatch que, apesar de não serem campeãs de público, conseguiram conquistar o espaço.
Os atributos técnicos do Focus incluem suspensão independente nas quatro rodas, eixo traseiro multilink, que tornou-o uma das referências nacionais em estabilidade e suavidade de rolamento.
Sob o capô, o modelo conta com motor atual e potente. E a Ford tem tradição no segmento de gama média.
Tem tudo a ver com sucesso: de certa forma, chega a ser surpreendente que o sedã tenha se tornado um dos carros mais negligenciados do mercado.
Por muito tempo, o design traseiro do sedã não ajudou: a primeira geração foi controversa e a segunda – não muito inovadora.
Na terceira edição, é difícil reclamar do estilo do sedã. Mas trouxe outro problema, chamado Powershift.
A transmissão automática de dupla embreagem da Ford apresentou defeito após vários casos de mau funcionamento. Em 2015, a fabricante melhorou o alcance e renomeou o modelo de Sedan para Fastback.