Limpar o motor da moto é o pesadelo de muitos motoristas, que não sabem a forma certa de higienizar e nem querem recorrer a um profissional para isso.
Não é motivo para desespero, no entanto. É possível, sim, fazer essa limpeza em casa, usando os produtos corretos e seguindo as instruções à risca.
Remover as impurezas do motor é importante para que o funcionamento do mesmo não acabe sendo prejudicado, a longo prazo.
Portanto, se seu motor está precisando de uma repaginada e você não sabe por onde começar:
Aqui reunimos algumas dicas que irão te ensinar a lavá-lo corretamente.
Como limpar o motor da moto Honda?
Antes de começar, selecione os materiais que você irá precisar:
- Produtos próprios para limpeza de motor.
- Uma escova pequena, para as partes de difícil acesso.
- Água.
- Fita adesiva.
- Plástico.
- Panos macios.
Primeiramente, use o plástico e a fita para proteger todos os componentes eletrônicos da moto. Caso a água entre em contatos com ele, o funcionamento da sua moto pode acabar prejudicado e você sairá no prejuízo.
Em seguida, use o produto específico para limpeza no motor. É recomendado que você use aqueles que vem em formato de spray, para facilitar a aplicação.
Deixe que ele faça efeito durante cinco minutos, mais ou menos, antes de usar a escova pequena para esfrega-lo e, por último, enxague.
Faça esse processo com atenção, para não acabar esquecendo de higienizar algumas partes em específico.
Essa substância irá cuidar de limpar o motor: remover impurezas, desengordurar a área, deixa-lo com um aspecto melhor.
É importante ter atenção na hora de selecionar qual produto usar, porém.
Existem diferentes tipos de motor, e, portanto, as substâncias feitas para limpá-los variam, de acordo com a composição. Pesquise bem qual é o tipo ideal para aplicar no da sua Honda.
Conclusão:
Limpar o motor da moto pode ser complicado, mas isso pode ser feito em casa, se você tiver cuidado.
É uma tarefa necessária, porém, e nem sempre o dono tem tempo ou disponibilidade para levar a moto para que um mecânico faça essa limpeza.
O tempo de uso, o estado das estradas em que você circula e mais uma série de fatores fazem com que a sujeira se acumule nas engrenagens do motor.
Se não removidas, elas podem prejudicar o funcionamento dele e, aí sim, uma visita ao mecânico será realmente necessária.
Portanto, é melhor limpar do que remediar.