O pistão é uma parte essencial do motor de combustão interna, essencial para converter o combustível usado para encher seu carro em energia para impulsioná-lo adiante.
É um componente móvel que é usado para transferir a força do gás que se expande nos cilindros para o virabrequim para girar as rodas.
Eles são necessários para converter o movimento linear nos cilindros em um movimento circular que pode alimentar as rodas.
Motor à combustão
O motor de combustão interna do seu carro obtém sua energia queimando gasolina ou diesel. Os gases produzidos pela queima de combustível a altas temperaturas são usados para acionar os pistões e posteriormente transferir energia para girar as rodas do seu veículo.
O pistão é essencialmente uma placa de metal espessa que comprime o gás dentro dos cilindros.
A placa tem o mesmo diâmetro que a largura dos cilindros, para que nenhum ar ou combustível possa escapar pelas laterais.
Ele completa um ciclo, começando na parte superior do cilindro quando uma válvula é aberta para encher o cilindro com ar e combustível.
O pistão é então forçado para baixo para comprimir a mistura de ar e combustível. É importante comprimir a mistura antes de ser inflamada, pois isso dá mais potência à explosão e faz um uso mais eficiente do combustível.
A vela de ignição cria uma faísca para acender o combustível e causar uma explosão. A força da explosão move o pistão e a válvula de escape é aberta para permitir que o combustível e os gases queimados saiam do cilindro.
À medida que o pistão se move para cima e para baixo, a parte superior da biela também se move para cima e para baixo. O fundo da biela não está fixo na posição que lhe permite mover-se em movimento circular, e não linear. Este movimento circular é o que será usado para girar as rodas.
Este processo é repetido repetidamente em alta velocidade durante todo o tempo em que o seu motor está ligado.
Precisão e energia bruta
Portanto, é fácil ver como o pistão é absolutamente vital para o funcionamento interno do seu veículo. Sem o pistão, não haveria como transformar a energia bruta contida na gasolina ou no diesel em uma força capaz de girar as rodas e conduzir o veículo para a frente.
Fontes: