Ranking aponta as melhores e piores marcas na satisfação dos clientes
As marcas japonesas são as que atualmente oferecem o melhor serviço de pós-venda nas concessionárias, de acordo com pesquisa anual divulgada pela consultoria J.D.
A Toyota ficou com o título de melhor serviço entre as 15 marcas avaliadas, em segundo a Honda, a dupla repete o desempenho do ano passado, e em terceiro lugar esta a Hyundai.
A pesquisa está na sua quarta edição, foi lançada em 2015. O estudo mede a satisfação dos consumidores em cinco quesitos:
1: Início do serviço (facilidade em agendar visita e pontualidade na entrega)
2: Qualidade do serviço (agilidade, eficácia e condições em que o veículo é entregue)
3: Consultor técnico (cortesia, receptividade e domínio das informações)
4: Instalações da concessionária
5 : Retirada do veículo (pontualidade, detalhamento de despesas e entusiasmo da equipe)
A edição 2019 apresentou uma satisfação geral média de 817 pontos entre as fabricantes, numa escala de vai de 0 a 1.000 pontos. E subiu para 844 pontos no segmento premium/ luxo. A média de satisfação foi superior a de 2018, que registrou 810 e 834 pontos, respectivamente.
No ranking geral, sete marcas ficaram acima da média de 817 pontos, e outras oito se posicionaram abaixo. Confira as marcas clicando em próximo.