Entre os muitos modelos do segmento de sedãs que impressionam pelo desempenho, há também alguns que exigem um pouco mais de paciência. Top carros sedãs de 0 a 100 km/h acima de 10s, veja agora.
É sempre importante observar que os primeiros modelos mencionados abaixo não são necessariamente lentos. Alguns têm motores naturalmente aspirados com boa potência, enquanto outros gostam de turboélices.
Os números começam a decepcionar quando falamos dos sedãs compactos 1.0, que são essenciais em suas marcas para alcançar maiores números de vendas, mas que faltam a cada dia.
Se isso já acontece em algumas escotilhas, imagine a situação em um sedã com até cinco passageiros e o peso extra do porta-malas. Sim, paciência é a palavra certa para motoristas nessa situação.
Para compilar a lista abaixo, levamos em consideração os números de desempenho divulgados pelas montadoras, que em alguns casos já incluem alterações causadas pelo Proconve L7.
A aceleração de 0 a 100 km/h define a posição de cada carro, mas também notamos sua potência, torque, velocidade máxima, equipamentos básicos e preços.
Apenas uma versão de cada sedã foi destacada, lembrando que modelos com o mesmo tempo de aceleração parecem ser iguais, mesmo que suas velocidades máximas sejam diferentes.
Chery Arrizo 6 Pro 1.5 Turbo e VW Virtus 200 TSI – 9,9 segundos
Nossa lista começa bem entre dois modelos turbo: Chery Arrizo 6 Pro e Volkswagen Virtus 1.0 TSI, ambos precisam de 9,9 segundos para atingir 100 km/h.
O modelo chinês utiliza motor 1.5 VVT Turbo iFlex de 147/150 cavalos de potência e 21,4 kgfm (torque em algum combustível). O motor é acoplado a uma transmissão CVT de 9 velocidades, que ainda promete uma velocidade máxima de 190 km/h.
A versão Pro custa R$ 14.990 e vem com 6 airbags, controle de tração e estabilidade, luzes de LED, rodas de 17 polegadas, sensor de luz, motorista elétrico, teto solar, câmera 360º, ponto cego e alerta de tráfego cruzado. na parte traseira, um painel digital e multimídia de 10,25 polegadas.
O Volkswagen Virtus é equipado com o conhecido motor 1.0 TSI de 116/128 cv. e 20,4 kgfm e câmbio automático de 6 marchas. Sua velocidade máxima é de 194 km/h.
O equipamento de série do alemão inclui assistente de arranque em subida, sensor de estacionamento, 4 airbags, ar-condicionado, controlo de tração e sistema de controlo de estabilidade, jantes de 15″, multimédia VW Play de 10″, start/stop e volante multifunções.
A cada dia o sedã VW mais caro custa atualmente a partir de R$ 113.250.
Na próxima página você verá um sedã de 10,5 segundos