O mercado automotivo está em constante evolução: enquanto alguns modelos são extremamente bem-sucedidos, outros foram rejeitados. Descubra os carros com baixo desempenho no mercado.
Embora seja difícil estabelecer um padrão para esse fenômeno, em geral, carros que vendem mal quando novos também tendem a ser descartados após o uso.
É importante lembrar que uma venda ruim não indica necessariamente um produto de má qualidade.
Existem várias razões para o fracasso, pode ser falha de marketing e até turbulência econômica no mercado. De qualquer forma, listamos apenas os carros que foram lançados para obter os grandes números de vendas.
O modelo de nicho, cujo lançamento não visava principalmente o número de placas, foi descartado.
Fiat Marea
O Marea causou sensação quando chegou ao mercado em 1998.
Moderno na época, era movido por um motor de cinco cilindros de 2,0 litros e 20 válvulas.
Dois anos depois, o modelo usava um motor 2.4 com características técnicas semelhantes. Mas a mecânica passou de fascinante a confusa: complexa, exigindo muito conhecimento técnico e ferramentas específicas.
Além disso, o trem de força é importado da Itália, o que aumenta o preço de algumas peças.
Para piorar, a própria Fiat recomendou um intervalo muito longo, 20.000 km, entre as trocas de óleo.
Devido à má exposição ao combustível e outros fatores, casos de contaminação por lodo apareceram rapidamente.
A fabricante até cortou esse prazo pela metade, mas já era tarde: sedãs e peruas de fim de semana já eram carros rejeitados.
No entanto, há outro fator envolvido no fracasso comercial da Marea. Nos anos seguintes ao seu lançamento, o mercado recebeu um grande número de novos sedãs.
Dos quais, (então) a nova geração do Honda Civic e Toyota Corolla. A crescente competitividade do segmento, aliada à má reputação mecânica, selou o destino do modelo Fiat.
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